14 de nov. de 2009

Recicle seu celular

O constante avanço da tecnologia e o lançamento regular de modelos mais atraentes nos leva a trocar o celular com mais freqüência (o meu ainda é um antigão :-) ). Os aparelhos velhos podem liberar um verdadeiro coquetel nocivo no ambiente, como metais e compostos retardadores de chamas que contaminam o ar e os lençóis freáticos. Por isso, não deixe de entregar o celular velho ao lojista, que o encaminhará para reciclagem ou para instituições de caridade. Nunca jogue em um lixo comum. O mesmo vale para a bateria do celular.

3 comentários:

  1. E o que garante que o lojista vai encaminhar para a reciclagem ? O que falta são serviços de reciclagem certificados pelo governo, que garantem que o material será de fato reciclado.
    Isso seria até um diferencial para lojas que carregassem um tipo de "selo de sustentabilidade", dado pelo governo ou entidades avaliadoras, dizendo que elas reciclam produtos usados e com defeito.
    E mais – pra estimular a devolução, o consumidor poderia receber um desconto no novo aparelho ao devolver o antigo para reciclagem.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom artigo, trocar de celular direto tá por fora, quem faz isso mostra que não liga para nada e nem ninguém.
    Gostaria de saber se eu poderia citar seus artigos no meu Blog, pois acho que quanto + divulgarmos essas idéias melhor.

    ResponderExcluir
  3. Fiquem a vontade para divulgar as ideias deste blog.

    Quanto ao comentário do que garante que o lojista vai encaminhar para a reciclagem, creio que parte de nós também escolhermos lojas que tenham este tipo de preocupação. Caso não encontremos, temos que disseminar estas ideias sustentáveis, mesmo parecendo que será uma gota em um oceano. Façamos nossa parte.

    ResponderExcluir