15 de jul. de 2009

TI a favor do ambiente

Como a Tecnologia da Informação (TI) pode trabalhar a favor do meio ambiente? Seguem alguns exemplos abaixo.

Ao invés de realizar inúmeras viagens para participar de reuniões e treinamentos já tentou utilizar as facilidades das ferramentas disponíveis na internet para isto?

Através delas você fará quase tudo virtualmente, melhorando sua qualidade de vida, já que não precisará viajar tanto e também irá colaborar com a redução da emissão de carbono, já que não emitirá CO2 por conta de suas viagens.

Segue alguns dos programas que permitem este tipo de serviço:
  • Webex (www.webex.com.br). Com ele você pode fazer reuniões, treinamentos, dar suporte e muitos outros pontos, virtualmente. Nele por exemplo tem o Webinar, onde pode apresentar sua empresa para outros e alcançar locais onde não conseguiria presencialmente. Um dos pontos muito importantes também é que economizará e muito com viagens, hospedagens e alimentação. Teste grátis por 30 dias.
  • Skype (www.skype.com): Software para fazer ligações através da Internet. Através dele você poderá falar gratuitamente com outras pessoas que também utilizam esta ferramenta. Poderá também fazer chamadas para telefones fixos e celulares de todo o mundo com taxas bastante reduzidas. É possível também fazer reuniões virtuais com até 10 pessoas simultâneas. Confira!
  • Justvoip (www.justvoip.com): Pouco divulgado, mas talvez o mais impactante para seu bolso quanto todos os outros. Este aplicativo também permite fazer chamadas entre computadores que utilizam o programa igual ao Skype. O grande diferencial deste é que, você faz a compra de créditos de 10 Euros com um cartão internacional e pode ligar grátis para qualquer telefone fixo de todo o Brasil por 120 dias. Após estes 120 dias, o sistema passará a consumir os 10 euros comprados inicialmente cobrando taxas por minuto bastante interessantes. Outro ponto interessante deste programa é que você coloca o número de seu sistema fixo e o número do telefone fixo que deseja ligar e o sistema irá ligar para o seu fixo e depois para o outro telefone que deseja e você falará pelo seu próprio telefone normalmente. Vale a pena.
Utilizo todos eles e recomendo demais. Nos tempos atuais, não há porque gastar fortunas com telefones e muito menos poluir o meio ambiente com nossas viagens que podem ser evitadas.

Caso tenha alguma dúvida sobre estes e outros programas de colaboração virtual, favor deixar seu comentário que responderei assim que possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário