14 de jul. de 2009

Corte o CO2. Calcule sua pegada.

O dióxido de carbono (CO2) é um componente essencial à Terra. Ele aprisiona os raios solares na atmosfera, o que garante uma temperatura propícia à vida. Com a atividade humana, porém, especialmente a queima de combustíveis fósseis, hoje o nível de CO2 na atmosfera é o mais alto em 650 mil anos. Ele está funcionando como um cobertor grosso demais, aquecendo o planeta a ponto de alterar o equilíbrio climático que sustenta a vida tal como a conhecemos.

Todas as atividades, da respiração ao ato de dirigir um automóvel, produzem CO2. No Reino Unido, por exemplo, uma pessoa gera em média 11 toneladas de CO2 por ano, ao passo que nos EUA esse número sobe para 20 toneladas. Os cientistas calculam que cada pessoa deve reduzir a "pegada de carbono" a menos de 2,5 toneladas por ano para que as alterações climáticas sejam contidas. Parece muito, mas este objetivo pode ser alcançado com uma série de mudanças de estilo de vida.

Clique aqui para calcular agora a sua pegada de carbono e veja a quantas árvores ela equivale.

Caso queira, deixe nos comentários deste texto o resultado de sua pegada e o que fará para reduzí-la.

Alimente a calculadora com dados novos de tempos em tempos e observe como a emissão anual de CO2 diminui com a adoção de novos hábitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário