12 de jul. de 2009

Impacto destruidor de nossas ações


O impacto destruidor de nossas ações é visível no mundo todo. Por exemplo, peixes estão mudando de sexo graças à exposição a toxinas produzidas pelo homem, e espécies vêm sendo extintas a uma velocidade recorde devido à destruição de seus habitats. As alterações climáticas associadas à queima de combustíveis fósseis compõem uma antologia de contos de terror - dos ursos polares que se afogam ou morrem de fome por causa do degelo que acontece mais cedo a cada ano às centenas de milhões de pessoas ameaçadas pela elevação do nível do mar.

Esses deixaram de ser problemas que talvez nossos netos viessem a enfrentar. Deixaram de ser uma hipótese para se tornar uma ameaça real. Os cientistas estimam que, se não reduzirmos de forma significativa nosso impacto no meio ambiente, em duas décadas ultrapassaremos o ponto do não-retorno, além do qual o planeta mudará irreversivelmente, a despeito de todas as medidas.

Será que ainda podemos fazer alguma coisa para mudar isto? A resposta é sim e você verá como nos próximos textos. Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário