12 de jul. de 2009

O que posso fazer?


Diante de tarefas como levar os filhos à escola, pagar o financiamento da casa ou apartamento,marcar hora no cabeleireiro, escrever um relatório e visitar a família, salvar o planeta pode parecer uma tarefa excessiva. No entanto, não é preciso ter tempo ou dinheiro extra, nem capa ou super poderes para realizar a sua parte em prol da Terra. O estrago que estamos causando é resultado direto do nosso estilo de vida. Todas as nações exercem um impacto sobre o mundo natural. Assim, qualquer mudança em nossa rotina, do momento em que acordamos até a hora de voltar para a cama, é uma oportunidade de cuidar do planeta sem acrescentar muitas tarefas à nossa agenda. Todas as nossas atividades podem sofrer alterações mínimas mas importantes pelo bem do planeta: da comida que ingerimos ao modo de armazená-la e prepará-la; dos hábitos de consumo à maneira como lavamos a roupa; dos esportes que praticamos aos produtos usados para limpar a casa.

Não é preciso ser um exemplo de virtude. Até a mais egoísta das criaturas pode fazer alguma coisa pelo planeta. E os efeitos colaterais não são desprezíveis: economia de dinheiro, perda de peso, ganho de músculos, crianças entretidas.

Este blog apresenta sugestões variadas para protegermos a Terra e desenvolvermos uma sociedade mais justa e igualitária. Algumas são pequenas modificações nos hábitos pessoais, que repetidos diariamente, têm um impacto muito grande ao longo do tempo. Outras são ideias de longo prazo, que exigem comprometimento e investimento maiores.

Discutiremos questões ambientais essenciais, como as alterações do clima, os alimentos geneticamente modificados (transgénicos) e as fontes renováveis de energia. Não existe uma receita única que torne nosso estilo de vida perfeito, mas definitivamente há mais de 1001 ações positivas a serem acrescentadas à mistura...

Nenhum comentário:

Postar um comentário