15 de out. de 2009

Hoje é o Dia do Consumidor Consciente



Hoje, 15 de outubro é comemorado o dia do consumidor consciente. Sendo assim, o desafio lançado para os que consomem inúmeras sacolas plásticas por dia é passar um dia usando sacolas retornáveis. Esta é uma ação que o Ministério do Meio Ambiente promove todos os anos, com o intuito de motivar as pessoas a não consumirem sacos plásticos, optando por sacolas de tecido, adotando hábitos conscientes e, consequentemente agredindo menos o meio ambiente.

Segundo Fernando Pinto, 57, Engenheiro Civil e ambientalista que há 30 anos dedica-se a preservação do meio ambiente, a educação ambiental deve ser realizada principalmente nas regiões mais carentes.

O IMA é o grande encabeçador da campanha junto com o Ministério do Meio Ambiente. O objetivo de comemoração desse dia é o incentivo a diminuição de consumo de sacolas plásticas. Para Fernando tem que haver políticas públicas e campanhas constantes por parte do governo para a diminuição do consumo das sacolas plásticas, dividindo o lixo em seco, molhado e orgânico.

"Falta educação por parte da população, mas, aos poucos se percebe que há uma movimentação em prol da diminuição das sacolas plásticas", afirma o ambientalista.

Os dados sobre o uso das sacolas no Brasil podem atestar outro ponto de vista. Segundo o MMA, estima-se que 1,5 milhão de sacolas plásticas são consumidas a cada hora, o equivalente a 36 milhões em 24 horas – números altos o suficiente para fazer o consumidor aderir a campanha e poupar gastos com recursos naturais em um único

Para marcar a data, estão sendo lançados hoje a estratégia de internet da campanha "Saco é um saco" e o concurso de vídeos caseiros do Instituto Akatu: "Saco de ideias".

Fernando afirma que a diminuição no consumo das sacolas plásticas trará grandes benefícios pro meio ambiente e, consequentemente para a população que faz uso da natureza.

por Deisy Nascimento - Colaboradora

Mais detalhes sobre este dia clique aqui.

Também já haviamos postamos no mês de julho o início desta campanha, "Saco é um saco.", clique aqui para conferir.

Um comentário:

  1. Isso é muito importante. Há países na Europa em que não há mais sacolas plásticas. Temos que agir como consumidores para forçar os comerciantes a abolires as sacolas plásticas, que ipermeabilizam o solo e causam enchentes.

    ResponderExcluir